Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso 4651-Gestão de stress e gestão de conflitos
Duração
25.0 horas
Objectivos

Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.
Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

Objectivos Específicos

Desenvolver mecanismos de identificação de potenciais causas de stress no local de trabalho.
Identificar e avaliar o grau de vulnerabilidade ao stress.
Elaborar um plano individual de mudança para uma melhor gestão do stress.
Desenvolver mecanismos de resposta flexíveis e criativos face a situações difíceis.
Identificar meios de atuação assertiva perante situações de conflito, assim como potenciar nos outros comportamentos construtivos.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Gestão de stress
Stress -conceito e modelo explicativo
Causas e fatores primários de stress no trabalho
Sintomas de stress - relação entre desempenho e stress
Avaliação individual do grau de stress
Fases do stress
Formas individuais de lidar com o stress
Fatores de risco
Procrastinação
Tomada de decisões
Estilo de vida
Como Implementar a mudança
Análise da situação
Gestão do tempo
Assertividade
Técnicas de relaxamento e meditação
Gestão de conflitos
Relações interpessoais e o conflito
Diferentes tipos de conflitos
Fontes e rastilhos de conflito
Conflito enquanto processo
Estilos pessoais de gestão de conflitos
Conflito como oportunidade
Guia para a navegação em situações de conflito: estratégias e técnicas para potenciar uma atitude cooperativa nos outros