Importância da dança para o desenvolvimento global
Dança enquanto forma de conhecimento
Conciencia e dominio do corpo
Expressividade e a intencionalidade do movimento
Comunicação com o outro e com o grupo
Dimensões da educação artística
Fruição/Contemplação
Desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos
Interpretação/Reflexão
Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto
Experimentação/Criação
Integração progressiva e intencional de materiais, meios, técnicas e conhecimentos através de explorações e atividades expressivas proporcionadoras de ocasiões conducentes à resolução de problemas
Conceitos de dança
Corpo
Espaço
Tempo
Dinâmica
Relações
Improvisação
Composição
Estilos de dança
Clássica
Moderna
Contemporânea
Social
Tradicional
“Danças de Rua”
Atividades de Dança
Organização e planeamento
Desempenho/interpretação (entre outras):
Imitação, através do movimento, de: situações da vida quotidiana, histórias, canções, lengalengas
Imitação (em simultâneo) de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor e/ou colega (s)
Repetição/Reprodução de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor, colega (s) ou outros
Construição/criação (entre outras)
Criação / recriação de movimentos a partir de, temáticas e personagens
Improvisação de sequências de movimentos a partir de estímulos vários
Construção de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade individual face a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções, etc.)
Observação/apreciação: (entre outras)
Observação de pequenas danças, em contexto de sala de aula, alternando as funções de intérprete e de observador
Observação e apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos: físico (teatros, auditórios, museus,) televisivo e cinematográfico (séries, filmes, DVD) e digital (Internet, CDROM)
Expressão / comentário de pequenas peças de dança, utilizando vocabulário específico apreendido