Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso 9645-Educação artística – dança
Duração
25.0 horas
Objectivos

Reconhecer a importância da dança para o desenvolvimento global.
Identificar os conceitos básicos da dança.
Identificar diferentes estilos de dança.
Intervir em diferentes universos coreográficos.
Colaborar na organização de situações de prática de atividades de dança.

Objectivos Específicos

Reconhecer a importância da dança para o desenvolvimento global.
Identificar os conceitos básicos da dança.
Identificar diferentes estilos de dança.
Intervir em diferentes universos coreográficos.
Colaborar na organização de situações de prática de atividades de dança.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Importância da dança para o desenvolvimento global
Dança enquanto forma de conhecimento
Conciencia e dominio do corpo
Expressividade e a intencionalidade do movimento
Comunicação com o outro e com o grupo
Dimensões da educação artística
Fruição/Contemplação
Desenvolvimento dos processos de observação, descrição, análise, síntese e juízo crítico, de uma forma sistemática, organizada e globalizante, através do contacto com diferentes universos coreográficos
Interpretação/Reflexão
Desenvolvimento das capacidades de expressão, comunicação e a apropriação de conhecimentos da linguagem elementar da dança e da sua compreensão no contexto
Experimentação/Criação
Integração progressiva e intencional de materiais, meios, técnicas e conhecimentos através de explorações e atividades expressivas proporcionadoras de ocasiões conducentes à resolução de problemas
Conceitos de dança
Corpo
Espaço
Tempo
Dinâmica
Relações
Improvisação
Composição
Estilos de dança
Clássica
Moderna
Contemporânea
Social
Tradicional
“Danças de Rua”
Atividades de Dança
Organização e planeamento
Desempenho/interpretação (entre outras):
Imitação, através do movimento, de: situações da vida quotidiana, histórias, canções, lengalengas
Imitação (em simultâneo) de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor e/ou colega (s)
Repetição/Reprodução de movimentos/sequências de movimentos sugeridos pelo professor, colega (s) ou outros
Construição/criação (entre outras)
Criação / recriação de movimentos a partir de, temáticas e personagens
Improvisação de sequências de movimentos a partir de estímulos vários
Construção de combinações de movimentos locomotores e não locomotores para expressar a sensibilidade individual face a temas sugeridos pelo professor (imagens, sensações, emoções, histórias, canções, etc.)
Observação/apreciação: (entre outras)
Observação de pequenas danças, em contexto de sala de aula, alternando as funções de intérprete e de observador
Observação e apreciação de diversas formas de dança, em diferentes contextos: físico (teatros, auditórios, museus,) televisivo e cinematográfico (séries, filmes, DVD) e digital (Internet, CDROM)
Expressão / comentário de pequenas peças de dança, utilizando vocabulário específico apreendido