Este site utiliza cookies . Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização. Para mais informações consulte a nossa Política de Cookies. Fechar
Menu Lateral
Informação sobre o curso 9649-Educação inclusiva e necessidades educativas específicas
Duração
50.0 horas
Objectivos

Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.
Reconhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
Relacionar os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa.

Objectivos Específicos

Distinguir os conceitos de educação inclusiva e de necessidades educativas específicas.
Reconhecer os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
Relacionar os fatores que determinam as necessidades educativas específicas.
Reconhecer a interação que deve existir entre a família e a equipa educativa.

Metodologia

Organização de sessões teórico-práticas de acordo com metodologias expositivas, através da apresentação dos conteúdos e temáticas.
Nas diversas sessões a metodologia activa será desenvolvida através da aplicação de propostas de trabalho que permitam a análise e reflexão de estudos de casos, Brainstorming’s e Role Play’s de forma a potenciar a aprendizagem pela utilização prática da linguagem.

Conteúdos Programáticos

Educação inclusiva
Princípios e valores da educação inclusiva
Diversidade individual e social
Equidade no acesso a uma educação de qualidade
Oportunidades educativas
Valorização da diversidade
Princípio da não discriminação
Necessidades educativas específicas: Interação entre fatores intrínsecos e fatores ambientais
Conceitos de atividade e participação
Conceito de deficiências e incapacidade
Modelo de funcionalidade e incapacidade
Fatores intrínsecos à criança
Estruturas e funções do corpo
Alterações nas estruturas e funções do corpo
Fatores ambientais - facilitadores ou barreiras à atividade e participação
Produtos e tecnologia
Ambiente natural e acessibilidade
Apoio e relacionamentos
Atitudes
Serviços, sistemas e políticas
Interação família/equipa educativa