Princípios e valores para a educação interculturalInclusão e sucesso educativo de todos os/as aprendentesValorização e celebração da diversidadeCidadania, democracia e direitos humanosIgualdade e equidadeParticipação ativa e envolvimento de toda a comunidade educativaSentimento de pertençaAbordagens à diversidade cultural, linguística e religiosa em contexto escolarDiversidade no contexto educativo nacionalDiscriminação, segregação, assimilacionismo, etnocentrismo, racismoPluralismo, multiculturalidade e interculturalidadeEducação antirracistaEducação bilingue e integração das línguas maternasCultura organizacional promotora da interculturalidadeGovernança participativa e colaborativa Comunicação interna e externa da escola congruente com a diversidade -acessível, inclusiva, multilingue, entre outrosMedidas e mecanismos de acolhimento adaptados à diversidadeAdequação dos serviços às necessidades de todos os aprendentesProcedimentos e medidas antidiscriminatórias em contexto educacionalEnvolvimento das famílias sub-representadas e restante comunidade educativa nas decisões, conceção, organização e dinamização de iniciativasCurrículo e iniciativas extracurricularesDiversidade como recurso e plataforma para a aprendizagemPromoção do multilinguismo e da interação linguísticaTrabalho interdisciplinar, experiencial e colaborativoReconhecimento do currículo ocultoAprendentes como autores dos percursos de aprendizagemRecursos pedagógicos congruentes com a diversidadeComunidade como recurso de aprendizagem curricular e extracurricularCompetências, recursos e estratégias para a educação interculturalCompetências interculturais – autorreflexão, reconhecimento dos preconceitos e estereótipos, curiosidade, escuta, empatia, respeito, assertividade, espírito crítico e cooperaçãoEnquadramento legal, organizações e políticas públicas educativas promotoras da diversidade e inclusãoProjetos internacionais, nacionais e locais de promoção da educação intercultural, educação para os direitos humanos e educação antirracistaO/a mediador/a em contexto educacional formal e não formalMediação cultural e linguística entre aprendentes, aprendentes e profissionais, famílias e escola/instituição, escola/instituição e comunidadeParticipação ativa dos diversos grupos que compõem a comunidade educativa, em particular os grupos sub-representadosIdentificação de recursos locais (organizações da sociedade civil, pessoas, saberes, entre outros) promotores da aprendizagem interculturalDinamização de atividades ou iniciativas promotoras do conhecimento e interação entre comunidades diversas (encontros, reuniões, eventos, intercâmbios interculturais, entre outras)Sensibilização para a educação intercultural