Importância da expressão dramática/teatro para o desenvolvimento global
O Teatro enquanto forma de conhecimento
A interdependência entre os processos de: ver, estar , ser e agir
Dimensões da educação artística
Fruição/Contemplação – Desenvolvimento das capacidades de apreensão, descodificação e de interpretação dos códigos de leitura no contacto com diferentes universos dramáticos.
Interpretação/Reflexão - Incentivo, a partir da experiência pessoal de cada um, da apreciação estética e artística, através dos processos de observação, descrição, discriminação, análise, síntese e juízo critico – opiniões com critérios fundamentados –, captando a especificidade contida na linguagem e construção dramáticas
Experimentação/Criação - Conjugação da experiência pessoal, da reflexão, dos conhecimentos adquiridos (conceitos), através de exercícios e de técnicas específicas, para a expressão de conceitos e temáticas, procurando a criação de um sistema próprio de trabalho
Conceitos de expressão dramática/teatro
Espaço Cénico
Cena
Contracena
Voz
Respiração
Personagem
Ação/Reação
Géneros e estilos teatrais
Tragédia
Comédia
Farsa
Musical
Atividades de expressão dramática
Organização e planeamento
Jogos e exercicios dramáticos
Exercicios de improvisação
Exercícios de construção de personagem
Exercícios de dicção, colocação, projeção de voz, respiração
Exercicios de interpretação